top of page
Maçonaria

O QUE É A MAÇONARIA?

A Maçonaria é uma organização fraternal que tem como princípio básico o amor fraterno, a prática da caridade e a busca da Verdade. Existe um velho ditado que diz: "A Maçonaria escolhe homens de bem e faz deles ainda melhores". É normal dizer-se que os homens são o produto do meio que frequentam durante as suas vidas. A Maçonaria oferece a cada um dos seus membros a oportunidade de conviver regularmente com homens de bom caráter, o que reforça o seu próprio desenvolvimento pessoal e moral. A,5 garantia dessa fraternal convivência é conseguida pela proibição de discussões político-partidárias ou religioso-sectárias, visto que esses assuntos têm dividido os homens ao longo da história. Os maçons, sem discutir as suas crenças pessoais nestes dois assuntos, incentivam os homens a serem religiosos sem particularizar uma religião e encoraja-os a serem ativos nas suas comunidades, também sem particularizar o meio de expressão política. Os maçons, também conhecidos como "pedreiros livres", não encontram na Maçonaria ensinamentos sobre a arte da construção, como o faziam os maçons operativos da Idade Média. Assim, as ferramentas comuns que eram usadas pelos canteiros medievais, como o maço, o cinzel, o nível, o prumo, o compasso e outros, têm cada uma um significado simbólico na Maçonaria. A Maçonaria distingue-se de outras ordens fraternais pela sua ênfase no caráter moral, no seu sistema de rituais e na sua longa tradição, com uma história que data aproximadamente do século XVII. Há três graus na Maçonaria, Aprendiz, Companheiro e Mestre. A maioria das lojas têm reuniões regulares e semanais e congregam-se em potências Maçônicas, chamadas Grandes Lojas ou Grandes Orientes.

 

A MAÇONARIA É FILOSÓFICA, FILANTRÓPICA, EDUCATIVA E PROGRESSISTA

1 - Por que é Filosófica? É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

2 - Por que é Filantrópica? É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranquilidade da consciência.

3 - Por que é Progressista? É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência.

PRINCÍPIOS DA MAÇONARIA

1 - A Maçonaria é uma Instituição universalista, filosófica, espiritualista, filantrópica e humanitária, fundamentada nos postulados da Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Paz, Justiça e Democracia;

2 - Proclama a existência de um princípio criador, o qual denomina de Grande Arquiteto do Universo;

3 - Não é religião, seita ou agremiação política e não permite, em suas reuniões, qualquer discussão sectária;

4 - É uma escola de aperfeiçoamento moral e intelectual, congregando homens livres e de bons costumes, iniciados e unidos pelo sentimento de fraternidade. Volta-se para a livre investigação da verdade sem preocupação de fronteiras e de raças;

5 - Proclama o trabalho como direito e dever principal do homem, indispensável à evolução da humanidade; combate os privilégios e a exploração do homem pelo homem;

6 - Respeita as leis do País, defende a livre manifestação do pensamento e a dignidade da pessoa humana.

O QUE A MAÇONARIA COMBATE?

A ignorância, a superstição, o fanatismo. O orgulho, a intemperança, o vício, a discórdia, a dominação e os privilégios.

A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA?

Sociedades secretas geralmente são definidas como organizações desconhecidas do público e cuja existência seja escondida. A Maçonaria, por outro lado, é bem conhecida e orgulha-se de demonstrar a sua existência. Os seus Templos e as suas Lojas são facilmente identificados e muitos deles figuram nas listas telefônicas.  Muitos de seus membros costumam usar anéis, distintivos de lapela, alfinetes de gravata que os identificam como maçons. Frequentemente os maçons participam ativamente junto à sua comunidade em trabalhos assistenciais. Finalmente, algumas atividades maçônicas são abertas e acessíveis ao público.

A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO?

Não, a Maçonaria não é uma religião, mas defende a existência de um Ser Supremo ou princípio Criador. Uma religião é muito mais complexa, implicando em detalhes como a existência de um plano para salvação ou caminho pelo qual se alcança uma recompensa depois da vida terrena. Implica também numa teologia que tenta descrever a natureza de Deus e divulga a descrição de modos ou práticas pelos quais um homem ou uma mulher podem buscar comunicar-se com Deus. A Maçonaria não faz nenhuma dessas coisas. Apenas abre e fecha os seus trabalhos com uma oração e ensina que nenhum homem deveria começar qualquer empresa importante sem antes buscar apoio espiritual em Deus. Apesar disso, não ensina aos homens como eles devem rezar ou o que devem pedir. Ao invés disso, prega que cada um tem que achar as suas respostas para as suas grandes perguntas na sua própria fé, na sua igreja, sinagoga, templo ou qualquer outro templo religioso.

A MAÇONARIA É RELIGIOSA?

Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de Grande Arquiteto do Universo, porque é uma entidade espiritualista em contra posição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do Universo, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônicas.

SE NÃO É UMA RELIGIÃO, PORQUE USA UM RITUAL?

A relação entre ritual e religião é muito frequente, mas se analisarmos o assunto vamos notar que os rituais são uma parte de nós que pouco notamos. Ritual é simplesmente a maneira como algumas coisas são feitas, uma espécie de procedimento padrão para impor ordem e disciplina aos trabalhos. Uma reunião de condôminos obedece a uma ordem determinada, da mesma forma que uma reunião de pais e professores num colégio. Sem essa sequencia de atos a serem vencidos, temos a indisciplina e a perda de tempo. O resultado será sempre questionável. Há rituais sociais ou convenções que nos dizem como participar de uma conversação, esperando por uma pausa, como enfrentar uma fila, com paciência, sem empurrar ou tentar passar à frente com algum tipo de artifício. A Maçonaria usa um ritual porque é um modo efetivo para ensinar ideias importantes. Além disso, o ritual Maçônico é muito rico e muito antigo, remontando aos primórdios de sua criação.

MAÇONARIA E A FAMÍLIA

Na maioria das sociedades modernas, o conceito de família designa o grupo constituído por marido, mulher e filhos. Esse grupo geralmente forma uma unidade doméstica, cooperando economicamente na manutenção do lar, estando seus membros ligados por fortes laços afetivos. Nesse esquema, as pessoas casadas participam de duas famílias: aquela onde nasceram, ou seja, a família de origem, e aquela que constituíram ao casar, ou seja, a família de

procriação. Como as famílias se relacionam desse modo, umas com as outras através do parentesco, o significado do termo família frequentemente é usado para abranger todos os parentes próximos.

A organização da família, tal como ocorre nas sociedades humanas, está baseada no reconhecimento e diferenciação de três tipos básicos de relações sociais: as de descendência (entre pais e filhos); as de consanguinidade, criadas entre pessoas que possuem ascendentes comuns, como irmãos; e as decorrentes de relações de afinidade, determinadas pelo casamento, envolvendo marido e mulher, sogro, sogra, nora, etc. No entanto, segundo estudos antropológicos, pode ser um grupo social caracterizado por residência comum e/ou cooperação econômica.

Para a Maçonaria, a família é a célula mater da humanidade. Quem não tem condições morais para ser um bom chefe de família, não pode ser maçom. Quando não se devota ao lar, quando não se preocupa com a família, o Maçom é considerado um traidor, porque está transgredindo os compromissos assumidos.

Neste estágio da humanidade, onde se assiste em todo mundo movimentos grandiosos em defesa da família, uma vez que esta sagrada instituição está ameaçada, cabe ao Maçom dar o exemplo preservando a sua, não apenas na aparência mas, na realidade, amando e respeitando esposa e filhos, dando-lhes todo o apoio material e espiritual de que precisam, constituindo-se, assim, vetor de harmonia no lar. Tais fatores só são alcançados por aqueles que, mesmo não pertencendo a nenhuma Ordem, têm Deus dentro de si.

Assim, um homem não pode ingressar na Maçonaria sem o consentimento de sua companheira.

bottom of page